Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Jardim António Borges e Avenida do Mar encerrados devido ao agravamento do estado do tempo

Jardim António Borges e Avenida do Mar encerrados devido ao agravamento do estado do tempo
19 Fevereiro 2019

O Jardim António Borges vai estar encerrado ao público, durante todo o dia de amanhã, por uma questão de segurança pública e devido ao agravamento estado do tempo previsto para o Grupo Oriental, na sequência da passagem da depressão “Júlia” pelos Açores. O mesmo acontece já hoje com a Avenida do Mar, que se encontra encerrada à circulação automóvel, nos dois troços, tendo em conta a forte agitação marítima que se faz sentir na zona.
O Serviço Municipal de Proteção Civil e todos os serviços da Câmara Municipal de Ponta Delgada estão, em permanência, a acompanhar, o evoluir da situação e apelam a todos os cidadãos para terem a máxima cautela, sobretudo ao circularem nas zonas junto ao mar e nos locais onde se encontram as maiores concentrações de árvores.
No caso concreto da Avenida do Mar, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Ponta delgada apela mesmo à não circulação das pessoas que, habitualmente, utilizam a ciclovia e o passeio pedonal.
Saliente-se que, de acordo com o último comunicado do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, emitido pela Delegação dos Açores do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera - e publicado esta tarde na página Facebook da Câmara de Ponta Delgada, o Grupo Oriental está sob aviso amarelo para precipitação, entre as 12h00 de amanhã, quarta-feira, e as 00h00 de quinta-feira. O Grupo Oriental está ainda sob aviso laranja, entre as 12h00 e as 16h00, para vento forte, com rajadas que poderão ultrapassar os 100 km/hora. Ainda no Grupo Oriental, relativamente à agitação marítima, as ondas deverão atingir os 7 a 8 metros de altura.
A superfície frontal, com atividade moderada a forte, associada à depressão”Júlia” deverá provocar precipitação por vezes forte nas ilhas dos grupos Central e Oriental.
A Proteção Civil aconselha a população a tomar os devidos cuidados, como manter as janelas e portas bem fechadas, não circular nas vias públicas sem necessidade.
Em locais não pavimentados, a Proteção Civil recomenda atenção redobrada, uma vez que as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes, entre outros. Tudo isto no que concerne aos ventos e agitação marítima fortes previstos com a passagem da depressão “Júlia”.
Por outro lado, e relativamente à forte agitação marítima prevista, o mesmo serviço aconselha o reforço das amarrações das embarcações ou mudança para local seguro, além de especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.