Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara de Ponta Delgada comparticipa inscrições nos movimentos escutistas e financia obras na Casa do Escutista

Câmara de Ponta Delgada comparticipa inscrições nos movimentos escutistas e financia obras na Cas...
14 Dezembro 2018

“Na sequência do entendimento de que a sociedade se faz por impulso do movimento cívico”, de que é exemplo o escutista, a Câmara Municipal de Ponta Delgada vai comparticipar as inscrições/quotizações nos três movimentos (Corpo Nacional de Escutas, Associação de Escoteiros de Portugal e Associação Guias de Portugal) e as obras na Casa do Escutista, em Santa Clara. Um apoio que, no ano de 2018, ascende a, aproximadamente, 70 mil euros.
Os protocolos de cooperação entre o Município e os três movimentos foram assinados esta tarde, no Salão Nobre, num momento de “enorme satisfação” para o Presidente da Câmara e para os escuteiros.
Na ocasião, José Manuel Bolieiro destacou o importante diálogo mantido com os movimentos e enalteceu a importância para a sociedade do trabalho por eles desenvolvido, enquanto “escola de formação e de caráter e espaço de relacionamento intergeracional,  cultural e de transmissão de princípios e valores”.   
Defendeu, por isso, a necessidade de incentivar a adesão aos movimentos e de apoiar os mesmos, dotando-os de uma maior  capacidade organizativa e logística. “O movimento merece este apoio”, reiterou o edil, anunciando que “o objetivo é dar continuidade a este apoio”.
O Presidente do Município também assinou um protocolo com a ALERTA – Associação do Escutismo Católico dos Açores que prevê a atribuição de 50 mil euros para a realização de obras no edifício “Casa do Escutista”, sito na Rua Baden Powell”, na freguesia de Santa Clara. O montante irá cobrir 40% do orçamento total.
A “Casa do Escutista”, recorde-se,  serve agrupamentos de todo o país e está aberta para associações e instituições de outra natureza.
Na formalização dos apoios, os representantes dos movimentos expressaram a sua gratidão e apreço pela iniciativa do Município de Ponta Delgada, que, de forma concreta e pública,  e numa iniciativa pioneira, apoia a atividade dos movimentos escutistas (para além do apoio nas sedes, logístico e outros pontuais).